Menu

Visita ao Porto do Pecém, que possui o Porto de Rotterdam como acionista

O Secretário Especial do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, visitou o Porto do Pecém, empreendimento âncora do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza e ocupando uma área de 13.337 hectares.

O Porto do Pecém iniciou operações comerciais em novembro de 2001 e foi inaugurado em março de 2002, com o objetivo de inserir o Ceará na rota internacional do comércio, com destaque para atividades industriais, numa área que agregue desenvolvimento, sustentabilidade e logística aprimorada. Como acionistas da Autoridade Portuária de Roterdam, o Município de Rotterdam e o Ministério da Fazenda da Holanda assinaram com o Governo do Ceará em 2018, o contrato de parceria com o Porto de Pecém.

A participação envolve o investimento de cerca de 75 milhões de euros, além de deter 30% das ações do Porto de Pecém. Uma das alterações já percebidas no setor é a desburocratização de procedimentos e o atendimento mais eficiente a exportadores e importadores.

O Secretário Especial Carlos Da Costa pôde identificar no Porto do Pecém, o potencial de desenvolver a economia local, regional e nacional, gerando emprego e renda na região, em um marco regulatório criado e apoiado pelo setor público sob responsabilidade do Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec).