Menu

XX Congresso Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas

A Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro) realizou o XX Congresso Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas. O evento faz parte do calendário anual da Instituição e nesta edição, devido a pandemia da covid-19, aconteceu 100% online, gratuito e teve como tema “A Força do Empreendedor Brasileiro”.

Com o passar dos anos e mesmo com o advento da pandemia, o Brasil seguiu com sua forte característica empreendedora segundo revelou o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, que mostrou um desempenho positivo de cerca de 2,3 milhões de empresas abertas no Brasil, onde os MEIs (microempreendedores individuais) representaram significativamente esses números, com o aumento de 8,4% no número de registros em 2020, quando comparado a 2019.

O presidente da Comicro, José Tarcísio da Silva ressalta que os pequenos negócios estão vivendo um momento importante de resgate dos seus negócios com a retomada das atividades econômicas em todo o país após o período crise da pandemia. “Esse é um momento mais que oportuno para nos reunirmos e debatermos sobre temáticas que fazem a diferença para os pequenos negócios”, enfatiza.

E para abordar assuntos relevantes para o segmento dos pequenos negócios, a Comicro preparou uma programação rica e com reconhecidos nomes como Carlos Melles – presidente do Sebrae Nacional; Carlos da Costa – Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia; George Pinheiro – Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Eduardo Diogo – Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; Alexandre Prates – fundador da E3 Escola de Educação Executiva; Ana Fontes – idealizadora da Rede Mulher Empreendedora; Flammaryon Cysneiro – Consultor em Modelagem de Negócios e Transformação Digital; Bráulio Bessa – Poeta, empreendedor social e ativista cultural, entre outros.