Menu

Novo modelo de consignados funcionará dia 17

O novo modelo de crédito consignado para os servidores públicos estaduais já tem data para começar a funcionar. A definição ocorreu numa reunião na tarde desta terça-feira, dia 28, na Secretaria do Planejamento e Gestão, com a presença do secretário Eduardo Diogo e de dirigentes do Bradesco e Caixa Econômica Federal, instituições credenciadas pelo Governo do Estado para operar consignado. Ficou acertado que a partir do dia 17 de setembro o servidor público estadual voltará utilizar o crédito consignado, dentro da margem de 40 por cento do salário líquido.

“Criamos um modelo com total garantia e fidelidade do controle da margem consignável que atende plenamente o que foi pactuado com os servidores na audiência pública do último dia 25 de abril”, disse o secretário Eduardo Diogo. O controle da margem consignável será feito diretamente pela SEPLAG, conforme solicitado pelos servidores. Os contratos serão firmados diretamente com as instituições bancárias, sem abordagem aos servidores para contratar empréstimos.

“Mas a grande novidade é que avançamos ao disponibilizar a contratação de empréstimo via Web. O novo sistema vai rodar em plataforma on line, permitindo ao servidor acessar sua margem consignável de modo direto por meio de senha pessoal”, anunciou o secretário da SEPLAG.. O servidor colocará no próprio sistema sua intenção de contratar e as duas instituições informarão as condições de concessão do empréstimo. Após escolher a melhor taxa é só ir à agência firmar o contrato. “Nessa disputa entre as instituições só quem ganha é o servidor, que identifica a melhor taxa antes de contratar o empréstimo”, reforçou o titular da SEPLAG.

Durante a reunião foi definido o cronograma a ser cumprido até o início de operação do novo modelo. Até o dia 6 de setembro, as equipes da SEPLAG, Bradesco e Caixa farão os ajustes na base tecnológica, fazendo com que haja perfeita sintonia entre os sistemas. A partir do dia 10, haverá o treinamento das equipes e a realização de simulações. “No dia 17 estaremos devidamente aptos para retomar a operação do crédito consignado com os servidores estaduais”, reforçou Eduardo Diogo.

“Esperamos agora nesse retorno iniciarmos uma nova fase com os servidores mais conscientes sobre a maneira de como se deve lidar com o dinheiro de modo mais saudável”, disse o secretário da SEPLAG, lembrando que nos últimos 30 dias foram realizados 36 seminários do Programa de Orientação Financeira, que foi outra demanda dos servidores na audiência pública. Mais de 1.100 servidores de 51 instituições do Poder Executivos já participaram dos seminários, recebendo inclusive a cartilha com Dicas Econômicas, desenvolvida com o Conselho Regional de Economia – Corecon, disponível também no site da SEPLAG.. O programa prevê ainda a realização de cursos presenciais e à distância.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *