Menu

Palestra de Paulo Barros encerra Congresso de Gestão Pública 2012

Com o tema “Desconstruir é o Segredo”, o carnavalesco Paulo Barros, da Escola de Samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, desfilou sua experiência de vida na palestra magna de  encerramento do Congresso de Gestão Pública 2012, no final da tarde da última quarta-feira, 14/11, no Centro de Eventos do Ceará.  Na ocasião, estiveram presentes o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), Lena Neiva, e o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo.

Ao falar para um auditório lotado com mais de 200 pessoas, Paulo Barros contou a sua trajetória como carnavalesco que, segundo ele, começou tão cedo que não lembra exatamente quando. A apresentação foi baseada no princípio de que é necessário  “desconstruir”. “Sempre aprendi que o desfile de uma escola de samba é composto de uma sequência: tema, texto, desenvolvimento, setorização, imagens e samba. Quando eu entrei no carnaval, isso me incomodava. Eu queria romper barreiras, desconstruir, e a gente vivencia isso nas nossas atividades. E para você conseguir convencer que uma maneira nova pode ser bem-vinda e bem aproveitada, é difícil”, afirma Barros.

Ele explica que na vida profissional, devemos acreditar no nosso próprio trabalho, mas temos que ter a visão do que é bom para o outro. “Hoje quando estou fazendo algo, eu tenho que ter a seguinte crítica: é bom para mim, mas tem que ser bom para o outro”, diz. Ele acrescenta que o mais difícil de tudo é você mudar os conceitos e fazer com que as pessoas acreditem no novo. Trabalho em equipe também foi bastante abordado pelo carnavalesco, que frisa a ideia de que o comprometimento é a principal ferramenta para o sucesso, e a equipe sempre faz a diferença.

Paulo Barros finalizou dizendo que tudo que falou na palestra “é exemplo para nossas vidas, para acreditarmos no que defendemos, no nosso trabalho, e fazer isso sempre em equipe”. Ao final da sua apresentação de Paulo Barros, a platéia aplaudiu de pé.

A diretora da EGP, Lena Neiva, agradeceu a presença de todos e disse que o momento do Congresso de Gestão Pública era um sonho que estava se concretizando. “O que estamos vivenciando aqui foi um sonho de uma equipe cheia de comprometimento que está se realizando hoje. Um sonho do Governo do Estado, da Seplag e da EGP, e com esta realização, vamos continuar a sonhar”, afirmou Neiva. Ela explica, ainda, que o Congresso de Gestão Pública 2012 foi um momento para pensar e debater a gestão pública, esta que permeia por todas as ações de governo. “Se a gestão é feita com qualidade, os serviços serão de qualidade, e é nisso que nossa equipe acredita e vai em busca”, encerrou Lena Neiva.

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, compartilha da ideia da diretora, e reforça dizendo que “A gente fica feliz de poder realizar qualquer ação para uma gestão pública melhor, mais eficiente e eficaz, esse é o nosso grande desafio. E além disso, fazer uma coisa que nos interessa e que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm menos condições”, afirmou Eduardo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *